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Inteligência Artificial no Marketing Digital: como usar?

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A IA no Marketing Digital — e como um todo, na verdade — foi pensada e programada para reconhecer padrões, aprendê-los, estabelecer correlações, fazer a análise de dados e, por fim, chegar a conclusões. Veja mais!

Foi-se o tempo em que, ao falarmos de Inteligência Artificial (IA), parecíamos fazer referência a um futuro distante e, aos amantes das teorias da conspiração, a robôs que ameaçariam a humanidade — como nos filmes de ficção científica em contextos apocalípticos. 

A verdade é que a tecnologia, desde o seu advento, sempre se mostrou uma grande facilitadora; uma aliada utilizada no nosso dia a dia e no desenvolvimento de diversas outras soluções, nos mais variados setores. Hoje, vemos que a Inteligência Artificial no Marketing Digital não cumpre um papel diferente.

O relatório “The State of Marketing 2024“, da HubSpot em parceria com Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, por exemplo, aponta que os profissionais de Marketing têm, cada vez mais, usado a IA para a geração de conteúdo:

  • cerca de 6% deles para a elaboração dos materiais;
  • aproximadamente 18% para a redação de conteúdos;
  • cerca de 31% para a geração de esboços;
  • aproximadamente 45% para a fomentação de ideias e inspirações.

Então, considerando a importância do tema, neste post, entre outros pontos-chave, vamos responder aos principais questionamentos quanto à Inteligência Artificial e ao seu emprego no Marketing Digital. 

Continue a leitura e sane de uma vez por todas as suas dúvidas!

O que é IA e qual é a sua relação com o Marketing?

Brevemente, podemos conceituar a Inteligência Artificial como a capacidade que um programa tem de “pensar” como nós, seres humanos e, a partir disso, executar tarefas complexas, que, inicialmente, apenas seres inteligentes conseguiriam executar. 

Em outras palavras, falamos de uma tecnologia que foi pensada e programada para reconhecer padrões, aprendê-los, estabelecer correlações, fazer a análise de dados e, por fim, chegar a conclusões.

Ainda segundo o relatório mencionado, à medida que o cenário de Marketing B2B permanece em plena evolução, os profissionais enfrentam um desafio crescente: alcançar e engajar o seu público-alvo de maneira eficaz.

Como resultado, vimos uma mudança na coleta de dados primários e no uso da IA no Marketing Digital para a criação de conteúdos hiperpersonalizados.

Inclusive, esse aumento na adoção de Inteligência Artificial é um movimento altamente estratégico dos profissionais de Marketing para elevar os níveis de eficácia e de qualidade do seu conteúdo. 

Vemos uma mudança de paradigma em andamento: 63% deles preveem que a maioria dos seus conteúdos terá a “marca” do auxílio da IA generativa. E não para por aí:

  • 85% dos profissionais de Marketing acreditam que a IA generativa terá um impacto transformador na criação de conteúdos em 2024;
  • 85% deles relatam que a Inteligência Artificial eleva a qualidade do conteúdo;
  • 82% deles afirmam que a IA aumenta a capacidade deles no que diz respeito à produção de conteúdos etc.

A realidade, no entanto, é que a IA no Marketing atua nas mais variadas frentes. Ela está presente, por exemplo, na segmentação de clientes e público-alvo, viabilizando a adoção de táticas de comunicação e de marketing mais certeiras.

De igual modo, a IA aplicada ao Marketing também funciona como um recurso valioso para identificar padrões de consumo, compreender o comportamento da clientela, entender as suas preferências e, então, indicar tendências. 

O resultado? Bem, torna-se viável sugerir soluções que façam muito mais sentido para os clientes em potencial.

O que é IA e qual é a sua relação com o Marketing?

Brevemente, podemos conceituar a Inteligência Artificial como a capacidade que um programa tem de “pensar” como nós, seres humanos e, a partir disso, executar tarefas complexas, que, inicialmente, apenas seres inteligentes conseguiriam executar. 

Em outras palavras, falamos de uma tecnologia que foi pensada e programada para reconhecer padrões, aprendê-los, estabelecer correlações, fazer a análise de dados e, por fim, chegar a conclusões.

Ainda segundo o relatório mencionado, à medida que o cenário de Marketing B2B permanece em plena evolução, os profissionais enfrentam um desafio crescente: alcançar e engajar o seu público-alvo de maneira eficaz.

Como resultado, vimos uma mudança na coleta de dados primários e no uso da IA no Marketing Digital para a criação de conteúdos hiperpersonalizados.

Inclusive, esse aumento na adoção de Inteligência Artificial é um movimento altamente estratégico dos profissionais de Marketing para elevar os níveis de eficácia e de qualidade do seu conteúdo. 

Vemos uma mudança de paradigma em andamento: 63% deles preveem que a maioria dos seus conteúdos terá a “marca” do auxílio da IA generativa. E não para por aí:

  • 85% dos profissionais de Marketing acreditam que a IA generativa terá um impacto transformador na criação de conteúdos em 2024;
  • 85% deles relatam que a Inteligência Artificial eleva a qualidade do conteúdo;
  • 82% deles afirmam que a IA aumenta a capacidade deles no que diz respeito à produção de conteúdos etc.

A realidade, no entanto, é que a IA no Marketing atua nas mais variadas frentes. Ela está presente, por exemplo, na segmentação de clientes e público-alvo, viabilizando a adoção de táticas de comunicação e de marketing mais certeiras.

De igual modo, a IA aplicada ao Marketing também funciona como um recurso valioso para identificar padrões de consumo, compreender o comportamento da clientela, entender as suas preferências e, então, indicar tendências. 

O resultado? Bem, torna-se viável sugerir soluções que façam muito mais sentido para os clientes em potencial.

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